segunda-feira, 30 de abril de 2012

Igrejas do mato grosso


A primeira capela de Cuiabá foi construída em Forquilha, no segundo arraial dos primeiros bandeirantes, na margem direita do Rio Coxipó-Mirim, dedicada à Nossa Senhora da Penha de França, onde foi celebrada, em 1721, pelo padre Jerônimo Botelho, a primeira missa em Mato Grosso. A pequena Igreja de Nossa Senhora da Penha de França ainda existe
 Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, construída em 1722 em estilo barroco. O altar mor é em talha dourada. É a mais antiga igreja de Cuiabá que guarda suas características originais. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Esta localizada na região central de Cuiabá.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito; segundo o Padre José de Moura e Silva, que acompanhou os trabalhos de restauração entre os anos de 2003 e 2006 e é historiador por hobby, baseado em relatos históricos e nos achados durante a restauração a construção deve ser de antes de 1 de janeiro de 1927 e foram feitas três ampliações.
Igreja de Santana do Sacramento, foi construída em 1779, foi reconstruída 2 vezes, com um rococó primitivo encantador. Esta localizada no centro da cidade Chapada dos Guimarães.

 Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, esta localizada no Morro do Seminário, centro de Cuiabá, teve sua construção iniciada em 1918, pelas mãos do Frei Ambrósio Daylé, que deu ao projeto o estilo arquitetônico da Notre Dame de Paris. Ao lado da Igreja, está o Museu de Arte Sacra, antigo Seminário da Conceição. Expõe peças da antiga catedral de Cuiabá e alguns pertences de Dom Aquino Corrêa, célebre religioso que pertenceu à Academia Brasileira de Letras. A igreja foi reformada recentemente.



Igreja Matriz Senhor Bom Jesus de Cuiabá, fundada em 1723, reconstruída em 1739 e 1745 quando ganhou uma torre, tornou-se Catedral em 1826, em 1868 é feita outra reforma, ganha uma nova torre em 1929 esta reforma altera completamente a fachada da Catedral, foi implodida em 1968 e reconstruída; a atual Catedral foi inaugurada em 1973, esta localizada no centro de Cuiabá.














bibliografia: http://mochileiro.tur.br/igrejasmt.htm  

Nenhum comentário:

Postar um comentário